Qui

23

Mai

2013

A Quem Devemos Adorar?

A Primeira Mensagem Angélica - A Quem Devemos Adorar?

No mundo cristão atual existe um conceito predominante com respeito a Deus. O conceito seria basicamente este:

Um único Deus dividido em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Onipotente, onipresente, onisciente, conhecido como “trindade”.

A mensagem do primeiro anjo faz um convite para o povo que vive no tempo do fim, para que se volte à adoração do verdadeiro e único Deus. Se este convite é feito, é necessário que revisemos os nossos conceitos sobre Deus na Bíblia para ver se não estamos andando de maneira errada e contrária a verdade.

 

QUEM É DEUS?

 

1- Quem é aquele que somos convidados a adorar? Apocalipse 14:7

Dizendo, em grande voz: Temei a __________ e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e ______________ aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

 

O convite de Deus através desta mensagem é para que o povo adore ao Deus verdadeiro, o Criador de todas as coisas.

 

2- Quem é o Criador de todas as coisas? Gênesis 1:1;

No princípio, criou __________ os céus e a terra.

 

Deus é o soberano do universo e Criador de tudo. (Veja também: Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:10,11; Salmos 95:3-6)

 

3- Quantos deuses existem? I Coríntios 8:5-6

Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para _______ há ______ só Deus, o _______, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

 

Segundo as palavras do apóstolo Paulo, para nós, a igreja de Cristo, há um só Deus, o Pai.

 

4- Nas palavras de Cristo, quem é o único Deus? João 17:1,3

Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: _______, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti.

 

E a vida eterna é esta: que te conheçam a _____, o __________ Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

 

Jesus reconhece a Seu Pai como sendo o único Deus verdadeiro.

 

5- Existe de fato apenas um Deus? I Timóteo 1:17; 2:5

Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

 

Há um só Deus conforme diz a Palavra de Deus, não é dois nem três, é um só!

 

6- Qual é o primeiro mandamento da Lei de Deus? Êxodo 20:3

Não terás outros ____________ diante de ________.

 

O termo “mim” é usado para determinar uma única pessoa. Deus é um só.

 

7- Qual a consideração de Jesus com respeito ao Pai no Apocalipse?Apocalipse 3:12

Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do _______ Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu __________, o nome da cidade do _______ Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu __________, e o meu novo nome.

 

Jesus se apresenta no Apocalipse considerando Seu Pai como sendo o Seu Deus.

 

Na mensagem do primeiro anjo, somos chamados a adorar a Deus, o Pai. Muitos adoram a uma trindade, composta de Pai, Filho e Espírito Santo, mas a mensagem do anjo de Apocalipse 14 nos pede para que adoremos Aquele que fez a terra, o mar e as fontes das águas, e este é o Pai.

 

QUEM É JESUS?

 

Primeiramente sabemos que Cristo é nosso Salvador pessoal e que veio a esta Terra viver uma vida em carne e ser portador dos nossos pecados para nos dar a vida eterna. Mas a pergunta que surge é: Jesus é Deus? Para obtermos a resposta estaremos analisando a Palavra de Deus.

 

1-      Quando Jesus perguntou aos discípulos o que as pessoas pensavam que Ele era, o que eles responderam?Mateus 16:14

E eles responderam: Uns dizem: __________ Batista; outros: __________; e outros: Jeremias ou algum dos profetas.

 

2-      E ao Jesus perguntar a eles o que eles achavam que Ele era, o que os discípulos responderam?Mateus 16:16

Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o __________ do Deus vivo.

 

3-      Qual foi a resposta de Jesus para Pedro quando este O respondeu? Mateus 16:17

Então, Jesus lhe afirmou: ______________________ és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu ________, que está nos céus.

 

Quando Pedro responde em nome dos discípulos dizendo que Jesus é Filho de Deus, Jesus lhe diz que essa revelação havia chegado a Pedro por parte de Deus.

 

4-      Deus amou o mundo dando a quem para nós? João 3:16

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho ________________, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 

Cristo é o Filho unigênito de Deus. A palavra “unigênito” significa “único (uni) gerado (genito)”. Cristo é o único Filho gerado de Deus. Os anjos e os homens são seres criados e não gerados.

 

5-      Quem é a sabedoria de Deus?I Coríntios 1:24

Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a __________, poder de Deus e _______________ de Deus.

 

Cristo é a sabedoria de Deus.

 

6-      O que a Bíblia diz sobre o nascimento de Cristo – Sabedoria de Deus, como ele foi gerado no céu? Provérbios 8:22-25

O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu __________, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu __________.

 

Cristo teve um princípio, Ele foi gerado de Deus antes que o mundo existisse. As suas origens são desde “os dias da eternidade” (Miquéias 5:2).

 

7-      Depois de dizer que o único Deus é o Pai, o que é dito que Jesus é? I Coríntios 8:6

Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só _____________, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

 

Jesus é também chamado de nosso Senhor pela Palavra de Deus. O Senhor é aquele que governa a casa (Mateus 24:45-46). Ele é o cabeça da igreja (Efésios 5:22-25).

 

8-      Jesus pode ser adorado?Hebreus 1:6; João 5:23

E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o _____________.

 

A fim de que todos honrem o __________ do modo por que ____________ o Pai. Quem não honra o __________ não honra o Pai que o enviou.

 

Da mesma maneira que Deus é adorado, nós devemos também adorar a Jesus Cristo. Ao adorarmos a Jesus, estamos em verdade adorando ao Pai, pois foi Ele quem conferiu esta autoridade a Jesus.

 

9-      A presença de Jesus vale pela presença de quem? João 14:9; 1:18

Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me _____ a ________vê o _______; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

 

Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o ______________.

 

Jesus é a expressão exata da imagem do Pai (Hebreus 1:3). Seu amor, bondade, carinho e atos, todos revelam o caráter e a vida do Pai. Deus é amor (I João 4:8), e Jesus é o reflexo do amor do Pai.

 

10-   Cristo é também o Criador? João 1:3

Todas as coisas foram feitas por _________________ dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

 

Todo o universo criado, todas as obras da criação procederam de Deus e de Cristo. Ele foi o meio pelo qual Deus criou o mundo. A Bíblia nos diz que todas as coisas foram feitas por intermédio de Cristo, ou seja, o Pai e o Filho foram os criadores do mundo. (Veja também: Colossenses 1:15-17; Atos 2:22; João 5:30; 6:38)

 

QUEM OU O QUE É O ESPÍRITO SANTO

 

1-      De que o Espírito Santo é chamado?Atos 2:38; 10:45

Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o ________ do Espírito Santo.

 

E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o ________ do Espírito Santo;

 

O Espírito Santo é chamado de “dom”.

 

2-      O que é dado para nós através do Espírito Santo? Atos 1:8

Mas recebereis ___________, ao descer sobre vós o ___________ Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

 

Quando recebemos o Espírito Santo, recebemos poder para sermos fiéis testemunhas de Jesus.

 

3-      Quais são as características do Espírito Santo? João 14:16-18

a)      Espírito da verdade: Jesus é a verdade (João 14:6)

b)      O mundo não conhece: O mundo não conheceu a Jesus (João 1:10)

c)       Habitava com os discípulos: Jesus habitava com eles naquela hora (João 1:14)

d)      Estaria neles: Jesus disse que Ele mesmo estaria nos discípulos (João 14:20)

 

Todas as características que Cristo deu sobre o Espírito Santo eram as características dEle mesmo.

 

4-      Ele é o Espírito de quem?I Pedro 1:11; Atos 16:7; Gálatas 4:6; Romanos 8:14

E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu ___________, que clama: Aba, Pai!

 

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de __________ são filhos de Deus.

 

O Espírito Santo é o Espírito de Deus e de Cristo. Procede dEles para nós.

 

5-      Como Jesus comunicou o Espírito Santo sobre os discípulos? João 20:22

E, havendo dito isto, ___________ sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

 

A palavra “Espírito” em grego (idioma original da Bíblia) é “pneuma” que significa “vento” ou “sopro”. É um símbolo da maneira pela qual Deus comunica a nós o Seu poder e a Sua vida.

 

6-      Ele é um ser pessoal independente do Pai e de Cristo? João 15:26

Quando, porém, vier o Consolador, que _____ vos enviarei da parte do ________, o Espírito da verdade, que dele _______________, esse dará testemunho de mim;

 

O Espírito Santo procede de Deus, é uma dádiva do Pai para nós. Mediante o Espírito nós nos tornamos vencedores contra o pecado (Gálatas 5:16). Não é um ser pessoal independente de Deus, mas totalmente dependente dEle e dEle procede.

 

7-      Quem envia o Espírito Santo a nós?João 16:7

Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo _____________.

 

Cristo recebe do Pai o Espírito Santo e envia a nós este maravilhoso dom.

 

8-      Quem é o Espírito Santo?II Coríntios 3:17

Ora, o _____________ é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

 

Jesus é o nosso Senhor (I Coríntios 8:6), e a Palavra diz que este Senhor é o Espírito. Por quê? Porque mediante o Espírito a vida de Cristo é comunicada a nós (Efésios 3:16-17) e Cristo passa a morar no nosso coração.

“Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela.” Manuscript releases vol. 14, pág. 23-24.

 

  • Vemos, portanto, que existe um só Deus, um Ser pessoal, espiritual, o criador de todas as coisas, onipotente, onisciente, e eterno; infinito em sabedoria, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável; e presente em toda parte por seu representante o Espírito Santo.

 

  • Que existe um Senhor Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai, pelo qual todas as coisas foram criadas e por quem elas existem; que ele tomou a natureza do homem para redenção da nossa raça caída.

 

Escrever comentário

Comentários: 3

  • #1

    waldyr (domingo, 07 julho 2013 20:44)

    Considero o assunto mais sério entre as igrejas, quando falo sobre não aceitar a trindade, acham que não aceito o Espírito Santo, me veem como leproso, herege... Ando temeroso, porém nunca vi explicações tão claras e edificantes.
    obrigado! Deus os abençoe.

  • #2

    Jose Maciel (sábado, 28 dezembro 2013 09:35)

    Estudos sobre Divindade

  • #3

    jonathan (quinta, 05 junho 2014 13:33)

    Irmão e quanto a biblia fala la em joão 1:1 o verbo estava com Deus e verbo era Deus . Poxa considero que vc teu uma boa explicação mais ñ me conveseu poxa vc fala que jesus estava dizendo que ele era igual o amo que Deus sentiu por nos ñ concordo e outra na oração joão 17 ele diz eu e o pai somos (um) irmão acho que o irmão esta um pouco equívoca na sua opnião desculpa .......

  • loading